sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FEL - Francisation en Ligne

Oi, gente!
Fiz inscrição para a francisação on ligne e recebi a confirmação por e-mail hoje. Francisation en Ligne é um curso de francês pela internet oferecido pelo governo do Québec. Portanto, enquanto ainda não chegamos nas terras geladas podemos aprimorar os estudos da língua com mais esta opção.
O curso só é possível para quem já possui o CSQ, pois para a inscrição é necessário fornecer o nº de referencia individual, que é obtido após a entrevista, o que significa dizer que é um curso destinado àqueles que possuem nível intermediário do idioma.

Acredito que futuramente o governo canadense envista mais nestes cursos destinados aos imigrantes, já que além de ter um custo menor, facilita a adaptação e aumenta a possibilidade de se inserir no mercado de trbalho mais rapidamente. Como já havia dito a Ministra de Imigração Yolande James em outros momentos.

No e-mail de confirmação eles solicitam que o candidato realize um teste para classificar o nível de conhecimento, onde temos 33 minutos, sem pausa, para concluí-lo. Caso ultrapasse este tempo terá que entrar em contato com o secretário de Fels para repetir o teste. Ainda não fiz o teste, mas assim que o fizer venho aqui dizer como foi. De qualquer forma, achei informações sobre o curso postada pelo Luis na comunidade do orkut "Quero ir para Québec"em junho de 2007. Percebi que entre o período em que ele relatou e hoje, mudou o tempo destinado ao teste, que antes era de 45 minutos e agorá é de 33. Não sei se outras coisas mudaram, acredito que sim, mas mesmo assim vou socializar as dicas dele por aqui.

"Para iniciar o curso é feito um teste via web, e ao final vc é classificado com um nível entre 1 a 12. Tirando uma nota igual ou cima de 5 vc logo estará recebendo um mail com instruções de como começar o curso. Após alguns dias um tutor é designado a vc, e este marcará uma aula virtual para apresentação dos alunos da classe e das "ferramentas" do curso. Todos que fazem este curso dizem que ele é puxado.
Três detalhes importantes:
1. para quem tiver acesso discado será praticamente impossível acessar as aulas virtuais. É necessário banda larga. Não diz isso no site, mas senti na pele a necessidade.
2. é necessário fone e microfone p/ os encontros virtuais.
3. o curso é novo, por isso os módulos mais avançados ainda não estão prontos. Isso significa que se vc for bem demais no teste inicial terá de fazer um workaround para realizar as aulas. Basta enviar um mail solicitando a sua classificação em um ou dois níveis inferiores ao especificado no curso."

À Bientôt!

4 comentários:

Luiz e Anna disse...

Legal ter se inscrito no FEL... Eu fiz e gostei. O q importa é nso parar de estudar.

Pois entao, eu lembrava q vcs fariam so a entrevista no ano q vem. Mas otima surpresa, e agora poderao estar aqui ja no proximo verao se tudo der certo. Espero q dê...

Feliz 2009!!! E aproveitem bastante a praia...rs

Anônimo disse...

Amiga!!! Que dedicação e carinho na preparação do blog. Tá tudo claro e fica fácil entendermos o processo.
Parabéns pela aprovação e nos aguarde em Quebec!
bejinhos,
Luísa

Chris disse...

Oi, Gi!
Eu me inscrevi para o curso, mas acabei não fazendo; pois recebi o e-mail confirmando o inicio das aulas 3 semanas antes de me mudar para o Canadá (e diante do número de coisas que a gente tem que fazer antes de partir), acabei cancelando e pensei em refazer minha inscrição aqui, ams no final aqui acabei nem me inscrevendo novamente.
Fiquei feliz em saber que vc virá para Ville de Québec, para mim também foi uma grande surpresa, pois de tudo que eu sempre procurei, nunca pensei em morar aqui, rsrsrsrs.
Bjos

Gisa e Diogo disse...

A FEL realmente é bacana e eu aconselho a fazer. Me ajudou pacas e ainda tem me ajudado aqui. Feliz ano novo pra vocês, tudo de bom e força que esse ano promete, hein!