sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A Língua Fracesa para a Imigração

Alguns dias sem postar e muita coisa rolando sobre a imigração.

No CyberPresse.ca a Ministra de Imigração Yolande James diz que o Québec não irá mais exigir o conhecimento do francês para que as pessoas consigam o visto de imigrante. Mas o governo irá incentivar o estudo do idioma quando o candidato ainda estiver no seu país de origem através dos cursos de francisação à distância. «francisation en ligne» qui donne de bons résultats, selon la ministre. Rendu public au printemps, ce programme est offert gratuitement aux candidats qui sont déjà familiers avec le français. La francisation en ligne répond à l'objectif gouvernemental de franciser plus tôt les immigrants, idéalement avant même qu'ils posent le pied au Québec".

Ao que parece a intenção é de aumentar o número de imigrantes que chegam ao Québec de 45.000 para 55.000 em 2010. «on ne serait pas en mesure d'assurer un nombre suffisant pour continuer notre politique d'immigration», a-t-elle dit.

O que pra gente é indiferente, pois pretendemos aprender e falar bem o francês para termos melhores oportunidades de adaptação, emprego e estudos. Este mês começamos a estudar as benditas perguntas e respostas da entrevista, que tudo indica que pra gente só acontecerá mesmo em março do ano que vem, já que até o momento ninguém que enviou o dossiê em junho foi convocado para este ano. O que muda totalmente nosso cronograma de partida, porque fazendo a entrevista em março do ano que vem e nos guiando pelos timelines, só concluiremos o processo em outubro/novembro de 2009, ou seja, em pleno inverno canadense que sabemos não ser uma boa época para chegar.

Mas falando em entrevista BONNE CHANCE aos queridos amigos que tenho feito nesta jornada e que serão entrevistados nas próximas semanas e BON VOYAGE para a Chris, que já está de partida ao hemisfério norte.


Até breve a todos os leitores deste blog.
por: Gi.

Nenhum comentário: