sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Parte Federal do Processo e suas papeladas...


Com os CSQ's em mãos agora podemos dar entrada na parte federal do processo. Reunir a documentação necessária, ler os manuais para preenchimento dos formulários nos fez cair na real de quanto essa parte tb é chata e um tanto confusa. Portanto, caros leitores, os blogs e comunidades do orkut muito me ajudaram tb nesta etapa e por isso tb vou dar aqui a minha contribuição. Mas não deixem de ler os manuais, pois cada caso é um caso e vc pode precisar enviar mais algum documento que não está listado abaixo.

Site oficial:


Manuais para o preenchimento do formulário:


DOCUMENTAÇÃO:
  • Atestado de antecedentes criminais emitido na polícia civil. Aqui no Rio solicitar na rua da Relação, 42 - Centro. Levar cópia da identidada. A certidão fica pronta em 15 dias. Tb pode ser tirada no RioSimples - Rua da Ajuda (no banerjão), neste fica pronta em 7 dias. Para o requerente princpal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
  • Atestado de antecedentes criminais da polícia federal. Solicitar na Av. Rodrigues Alves, nº 1, Praça Mauá. Levar cópia da identidade. Fica pronta em 15 dias. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
  • Certidão de distribuição civeis e criminais a justiça federal. Pode ser solicitada e emitida pela internet. http://www.jfrj.gov.br. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
Observações: 1) Endereços para quem reside no município do Rio de Janeiro. 2) Todas as certidões foram tiradas gratuitamente. 3) Colocar nas justificativas dos pedidos "imigração para o Canadá". 4) Para quem morou mais de 6 meses em outro país após ter feito 18 anos de idade, tem que fornecer a certidão de antecedentes desse país também.
  • CSQ - Certificado de Seleção do Québec , Via Immigration. Do requerente principal e de todos que o acompanham.
  • Seis fotos no tamanho 35mm x 45 mm - As fotos tem especificações descritas no manual. Tem que enviar as fotos do requerente principal e de todos que o acompanham.
  • Cópia dos passaportes - das páginas com o nº do passaporte, data de expedição e de expiração, nome, foto, data e local de nascimento. Do requerente principal e de todos que o acompanham.
  • Cópias das certidões de nascimento.
  • Cópia da certidão de casamento.
  • Recibo de pagamento da taxa. Trata-se da tx de processamento do processo federal no valor de CAN$550 por pessoa, e CAN$ 150 para os filhos menores de 22 anos, pago no banco HSBC. Ligar para o consulado para saber a cotação do dia em que for realizar o depósito 11-5509-4343, escolha as opções 3, depois 2 e, para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem. Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga, o depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo (agência: 1888 / conta corrente: 00116-05. A via do comprovante deve ser enviada junto com a documentação.
  • Formulário Imm008gen - Demande de Résidence Permanente au Canadá. Deve ser preechido somente pelo requerente principal.

Obs.: campo "Bureau des visas demandé pour le tratement de votre demande": coloquei "BVC São Paulo" / campo: "À titre de membre de quelle catégorie faites-vous votre demande?": coloque "immigration économique", se estiver na solicitação do visto de trabalhador qualificado permante pelo processo provicial de Québec.

  • Formulário Imm008_1 - Annexe 1, Antécédents /Déclaration. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.

Obs.: No item 13 cabe informar os cargos públicos que ocupou como p.ex. policial, funcionário público (menos como militar – incluindo o período de serviço militar obrigatório – pois este deverá ser indicado no item 14).

  • Formulário Imm008_5 - Annexe 5, Déclaration d'Intention de Résider au Québec Immigration Économique. Somente para o requerente principal.
  • Formulário Imm5406 - Renseignements Additionnels Sur La Famille. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
  • Formulário Imm5409 - Déclaration Officielle d’ Union de Fait. Este formulário só deve ser preenchido por quem está aplicando com companheiro(a), sob o regime de União Estável.

Principais dúvidas que surgiram:
- Não precisa traduzir os documentos.
- Não precisa autenticar as cópias dos documentos.
- Os formulários devem ser preenchidos através do computador e não à mão.
- Todos os espaços requisitados devem ser preenchidos. Se uma pergunta não se aplica a vc coloque S.O. (sans objet).
- Não abrevie nomes e sobrenomes.
- Escreva nomes e sobrenomes todos em letras maiúsculas.
- Assine somente nos espaços solicitados e de caneta preta.
- Caso os espaços não sejam suficientes para preencher as informações necessárias, utilize uma cópia do formulário, no mesmo modelo, e nunca utilize uma folha em branco elaborada por vc.

Um comentário:

Marcelo disse...

Oi Giselle e Ricardo. Em primeiro lugar parabens pelo blog. Sempre acompanho ele. Estou exatamente na mesta fase do processo q vcs. Somente uma observacao. Que eu saiba os formulários podem ser preenchidos em caneta preta. Está escrito no doumento EQ7 na parte "Como preencher of formulários". Outra coisa. Vc pode anexar uma folha em branco sim caso nao tenha espaço para preencher. Apenas indique o numero da questao e complete com a informação pendente. Boa sorte.
Marcelo