sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Visto para os EUA

Oi, pessoal! Agora temos mais um visto.
No inicio de setembro ocorreram algumas mudanças para a solicitação do visto americano, que na minha opinião ficou um pouco menos burocrático, já que antes tinha que entrar no site toda semana até conseguir uma data disponível para a entrevista, coisa que tentamos fazer durante 4 semanas sem sucesso.
Com o novo sistema, entramos no site do consulado, preenchemos aquele formulário enorme, escaneamos a foto que tiramos na farmácia (estilo passaporte) e enviamos. Depois, pagamos a taxa por cartão de crédito e escolhemos uma data para a entrevista. Pelo menos aqui em Ville de Québec tem sido bem rapidinho pra isso e conseguimos uma data com apenas 2 semanas de antecedência.
Marcamos a entrevista para às 10hs da manha e chegamos às 9h30, mas saímos de lá somente às 13:30 da tarde!!! Marcaram mais de 2 pessoas no mesmo horário mas só tinham 2 funcionários para atender e ainda por cima nao tem espaço do lado de dentro da sala, o que fez a gente esperar pelo menos metade desse tempo do lado de fora no frio e no vento. Pra completar, ganhamos uma multa por termos ficado mais de 2hs com o carro estacionado no parquímetro. Enfim, depois de tudo isso tínhamos mesmo que receber o visto! rsrsrs Pelo menos, os funcionários eram muuuito simpáticos. O guardinha nao podia me ver que soltava um largo sorriso, no final ganhei até um tchauzinho rsrsrs. A atendente brincou com o Rogério porque viu que ele serviu o exército no Brasil e falou que ele nao tinha nenhuma cara de homens das forças armadas... Nao tinha como eu nao cair na gargalhada com isso, ai ela me perguntou "tô errada?" "Nao mesmo" rsrsrs. Rogério explicou que se tratava de serviço obrigatorio e tal e que de fato nao tinha nada a ver com ele...hihihi. Pelo atendimento e pela nossa documentação percebi que nao seriamos recusados, no final chegou a ser engraçado, ela tinha terminado de conferir tudo e preencher o que faltava no computador e ia mandar a gente sentar, quando voltou, como se estivesse esquecido de fazer a perguntinha padrao "Vcs querem ir para os EUA só a passeio mesmo?" E ela mesmo respondeu com a cabeça positivamente e com cara de obviedade, claro que sim né... rsrsrs. O fato de termos comprovado vínculos fortes aqui (estudos e trabalho) deixou isso bem claro.
Aliás, uma coisa que me deixou impressionada foi a quantidade de pessoas que saíram de lá sem o visto. Das que eu vi e escutei a entrevista somente a gente e mais um garoto colombiano que conseguiu de cara, sem ser recusado ou precisar levar qualquer outro documento depois. Eu que achava que o fato de ter o visto de residente permanente daqui era porteira totalmente aberta, vi que nem tanto. Ahhhh, sim, eu e todas as pessoas que aguardavam na micro sala escutamos todas as entrevistas, nao se tem o mínimo de privacidade nao...
Depois, em menos de uma semana recebemos uma ligação avisando que podíamos pegar os passaportes no endereço que escolhemos aqui na cidade de Québec. Pegamos os passaportes e tivemos uma boa surpresinha, pedimos o visto de turismo (B2) e ganhamos também de brinde o de negócios (B1) sem pagar nenhuma taxa extra. hehehe

Nosso visto para os EUA é de 3 anos, mas acho q nao iremos precisar renovar. Agora é esperar completarmos 3 anos de Canada para darmos entrada na cidadania canadense e ai sim abrirmos de vez as porteiras das fronteiras, sem precisar pedir autorização pra entrar.

2 comentários:

Drinho e Nessa disse...

Bom dia pessoa!
Acompanhamos o blog de vc's a algum tempo jah e eh uma delicia acompanhar o progresso que estao fazendo por aqui. Chegamos faz apenas 2 meses, morando em Gatineau e amando tudo isso... hehehe. Logo, logo, vamos tentar o nosso visto tambe'm... parabens.
Drinho e Nessa.

Green disse...

Olá,

A entrevista foi em francês???
nossa fiquei com medo de você falar que é difícil, já tive um visto americano aqui recusado. Poxa vida, será que nunca poderei conhecer NY, ou terei que esperar até ter passaporte canadense =/