quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Inglês, anglais... ENGLISH!

Se tem algo que me arrependo quase que diariamente desde que cheguei aqui é de nao ter levado a sério o estudo de inglês no Brasil. Primeiro porque é bem mais fácil do que o francês e segundo porque faz falta mesmo no lugar mais francófono do país (Ville de Québec). Obviamente nao se compara à Montréal, onde os comerciantes te recebem com "Hi, Bonjour!" rsrsrs e o conhecimento de inglês é quase que obrigatório para entrar no mercado de trabalho. Aqui, até agora para a gente nunca foi uma exigência, embora faça 'aquela' diferença. Inclusive conheço muitos imigrantes que tem inglês fluente, mas por nao terem francês nao conseguem trabalho na área aqui.
No entanto, como ignorar uma língua que a maioria do mundo fala? Que é inclusive uma das línguas oficias e a mais falada do país que vc vive. Nao dá! Mas cedo ou mais tarde vc se dá conta de que precisa dela mais do que pensava... Eu me dei mais conta disso na universidade quando via os estudantes estrangeiros falando entre si em inglês, e mais ainda quando vi que os professores passam livros, textos e conferências em inglês. Neste último caso, passou a ser uma extrema necessidade para mim porque é nesta hora que eu perco tempo, mas muuuito tempo para fazer as minhas leituras, tempo que eu nao perco quando elas sao em francês.
Enfim, já diz o ditado que quem está na chuva é pra se molhar e como conhecimento nunca é demais e eu escolhi o Canada para morar, tenho mais é que tirar proveito desta situaçao. Por isso que já estava lá na minha listinha de metas para este ano estudar inglês. Foi entao que após terminar o FLE decidi recomeçar (pela milésima vez!) o inglês. Isso pra mim é um verdadeiro sacrificio. Preferia estudar alemao, italiano, mas por tudo o que eu já disse nao dá mais pra fugir desse idioma que na minha ordem de preferência sempre foi o último. Entao, em maio comecei o curso no Centre RIRE e me esforcei para buscar desejo e motivaçao em cada dia que ia ao curso, mas como logo em seguida recebi a resposta de admissao do mestrado, resolvi seguir um curso na universidade. Fiz a prova de nivelamento obrigatória (TOEIC) e depois minha inscriçao no curso regular. Ou seja, comecei o curso junto com o mestrado e a cada sessao do mestrado farei uma disciplina de inglês, 1 aula de 3h20 por semana. O curso é bem puxadinho, os professores geralmente nao falam francês e muito menos português hihihi. A programaçao de estudos individuais (extra-classe) é de 6hs por semana, temos muitos exercícios e leituras de livros literários para fazer. Além disso, o aluno é avaliado, nos 4 pontos, expressao escrita, expressao oral, compreensao oral e compreensao escrita (leitura).
Bem, é isso, a cada sessao do mestrado vou seguindo com o curso regular, tranquilamente pra nao sobrecarregar a "cachola" e até concluir o mestrado já espero estar com um bom inglês.

Nenhum comentário: