domingo, 29 de junho de 2008

Processo por Québec

Para a galera que está no ínício do processo ou mesmo para quem tem apenas curiosidade sobre o assunto, coloco aqui um breve resumo das etapas para a obtenção do visto de trabalhador permanente no Canadá, no processo por Québec. Como verão é um processo burocrático, lento e nem tão barato. O que exige dos futuros imigrantes, perseverança e paciência.
1º) Faça a Avaliação On-Line ela é gratuita e você poderá fazer mais de uma vez. Ela tem como objetivo verificar se o candidato possui os critérios desejados pelos canadenses.

2º) PESQUISE blog's, sites oficiais, comunidades do orkut, yahoo... e increva-se para a PALESTRA oficial do governo de Québec. Este processo da pesquisa perpetuará durante e após todo o processo de imigração, pois é de grande importância para conhecer os critérios de seleção, relatos de entrevistas, além dos hábitos e modo de vida québécois.

3º) Sendo aprovado na avaliação online significa que você está preparado para pedir formalmente o visto e solicitar o CSQ (Certificado de Seleção do Québec). Preencheendo os formulários e anexando cópias da documentação para enviar ao escritório de imigração em São Paulo. Aqui começa uma das primeiras "facadas", porque você deve pagar uma taxa através do cartão de crédito que varia de acordo com a quantidade de pessoas que solicitam o visto (Requisitante principal 390 $ + 150 $ por cada um dos demais membros da família). Aguarde...

4º) Após a análise dos documentos você será convocado para uma ENTREVISTA em São Paulo/Recife ou outra cidade, que consite basicamente na comprovação da documentação que você enviou e avaliação do nível de francês, sendo a própria entrevista o método de avaliação do idioma. O resultado sai na hora e passando, você receberá o CSQ.

5º)
De posse do CSQ, poderá dar início a FASE FEDERAL do processo. Envia-se outros formulários e documentos solicitados (certidões negativas) e paga-se a taxa no banco itaú (550$ por pessoa). Aguarde....

6º)
O governo do Canadá te pedirá alguns EXAMES MÉDICOS para análise, exames de sangue, urina e raio-x do tórax, assim como uma consulta com um médico indicado pelo consulado.

7º) Feito os exames, você deve enviá-los para Trinidad e Tobago - ainda não sei pq tem q enviar estes exames para lá -. Através destes exames o governo canadense verifica se os candidatos possuem alguma doença grave. Aguarde...


8º) O consulado lhe solicitará os PASSAPORTES para a emissão do visto. Para isso é necessário o pagamento da taxa (490$ por pessoa), referente à solicitação do status de residente permanente.

9º)
O consulado lhe devolve os passaportes com os vistos canadenses e você poderá partir para as terras geladas!!!

Lembrando que os candidatos devem dispor de recursos financeiros suficientes para custear os três primeiros meses no Québec. É por isso que tem que assinar o "Contrat relatif à la capacité d'autonomie financière" , onde é exigido que se tenha esta quantia mínima.

Um comentário:

Claudia e João disse...

Olá!!

Bem informativo o blog de vocês! Continuem assim porque vida de pré-imigrante é isso: troca de conhecimentos :)

Abraços,

Claudia