domingo, 8 de junho de 2008

Como imigrar???

Muitas pessoas não entendem porque não é tão simples decidir imigrar hoje e se mandar pro Canadá em 2 meses, pelo menos não como trabalhador permanente. Além do desejo de imigrar é necessário pesquisar muito e entender todo este processo.
Neste post vou pontuar os conhecimentos básicos que são necessários saber sobre o processo de imigração, depois em outro, detalharei melhor o Processo por Québec.


Trabalhador Qualificado Permanente:

Você pode chegar ao Quebec como turista, estudante estrangeiro, como refugiado, trabalhador temporário ou trabalhador permanente. Porém, com o visto de trabalhador permanente, terá direito de morar e trabalhar no Canadá por tempo indeterminado com praticamente todos os direitos de um cidadão canadense, com exceção de ter o passaporte canadense e de ter os direitos políticos (votar e ser votado). Estes últimos, só são permitidos após a obtenção da cidadania canadense, que pode ser solicitada pelo imigrante após ele ter 3 anos consecutivos, ou 5 anos intercalados de residência no Canadá.


Processo por Québec ou Processo Federal Simplificado

Decidindo imigrar como trabalhador qualificado permanente, você deve verificar qual é a melhor opção para solicitar o visto, seja pelo "Processo por Québec" ou "Processo Federal Simplificado".
A província do Québec tem autonomia para selecionar seus próprios imigrantes, mas após obter o CSQ (Certificado de Seleção do Québec) na entrevista, é necessário solicitar o visto ao governo do Canadá (que é o que chamamos de fase federal do processo por Québec), onde o governo te solicitará alguns exames médicos e dificilmente te eliminará, já que você já foi selecionado e aprovado pela província.
O Processo Federal Simplificado, como o nome já diz tem apenas a etapa federal, é como se o imigrante solicitasse direto ao governo do Canadá o visto, somente com comprovação de documentação e sem entrevistas.

As principais diferenças são:

  • Visto:

Québec: O processo é francófono, mas o imigrante poderá trabalhar e estudar na província do Québec ou em qualquer outra do Canadá.

Federal: O processo é anglófono, e o imigrante só poderá estudar e trabalhar na parte anglófona do Canadá. Para trabalhar legalmente no Québec só após obteção da cidadania canadense ou do CSQ .

  • A comprovação da língua:
Québec: no dia da entrevista vc comprova ter um mínimo de 150hs de estudo de francês, seja de aula particular ou de cursinho. Este processo não exige o inglês, porém se vc o tiver poderá obter mais pontos na seleção.

Federal: este processo não exige o francês, mas exige o inglês. Vc terá que fazer o IELTS (International English Language Testing System) e obter uma boa pontuação em todos os níveis. O IELTS é um teste internacional que mostra a habilidade do candidato em comunicar-se e entender o inglês, designado às pessoas que pretendem estudar ou trabalhar em países em que a língua oficial é o inglês.
  • Comprovação financeira
Quebec: vc assina o "contrat relatif à la capacité d’autonomie financière", onde se compromete a levar um mínimo de $$$ exigido pelo governo p/ se manter nos 3 primeiros meses. Esta quantia varia de acordo com a quant. de pessoas que solicitam o CSQ; por ex., um casal sem filhos assina o contrato de que levará o mínimo de 3.897 $.

Federal: a quantia também varia de acordo com a quant. de pessoas da família, mas o valor é bem mais alto, é exigida a comprovação de cerca de 12.000$ para um casal sem filhos.
  • Idade
Quebec: prefere jovens de até 35 anos de idade.

Federal: não importa muito a idade. Caso tenha mais de 35 anos o ideal é tentar por este processo, mais de 40 anos então, tudo indica que só por este conseguirá o visto.
  • Tempo do Processo
Quebec: apesar de muito burocrático é mais rápido que o Federal, levando de 9 a 18 meses para conclusão de todas as etapas do processo.

Federal: leva de 13 a 30 meses.

Mais infomações: Processo Federal Simplificado ou Processo por Québec .

Nenhum comentário: