quinta-feira, 29 de abril de 2010

Français Langue Étrangère - ULaval

Fim do meu curso de francês na Universidade Laval. Após 4 intensos meses de curso, muitos trabalhos, provas e stresses, chegou ao fim a sessao de inverno e tb o meu curso. Boa a sensaçao de alívio por nao ter mais a obrigaçao de estudar e fazer trabalhos, ao mesmo tempo que vem uma nostalgia de pensar que acabou. Como a maior parte dos alunos nao sao imigrantes, eles retornaram para as suas regioes ou países e vao aproveitar bem as férias e o verao que se aproxima. Outros, vao continuar a estudar na sessao de verao ou retornarao na sessao de outono.
Hoje tava pensando que até o momento a melhor coisa que eu fiz foi ter me inscrito neste curso. Aproveitei muito bem esses meses em todos os sentidos. Conheci a universidade, tirei proveito dos seus espaços como biblioteca, centro esportivo, academia, além de ter percebido a dinâmica, metodologia de ensino e o ritmo de estudos daqui. Ao contrário do que eu presenciava nas universidades do Brasil, vi que professor se dedica mesmo em tempo integral as suas disciplinas e por isso exigem tanto dos alunos tb. O que eu achei interessante foram os diversos trabalhos e testes que nos eram solicitados e o fato deles nao se preocuparem que teriam que corrigir um monte de coisa depois. Sem contar a disponibilidade para atendimento aos alunos nas salas deles.
Todas as turmas e níveis do curso de Francês Lingua Estrangeira (FLE) podíam contar ainda com as animatrices, que eram encarregadas de deixar o curso menos «pesado». Elas tinham uma salinha super frequentada para tirar dúvidas dos alunos, ajudar nos trabalhos, papear e tomar café com muffin... hehehe Ha... nao posso esquecer das atividades externas que elas promoviam, tinha até um jornalzinho para nos manter informados do que iria rolar semanalmente.  Com uma galerinha estive presente na abertura do Hôtel de Glace, Musée National des Beaux-Arts du Québec, Village Vacances Valcartier, Partida de Hockey no Colisée PEPSI e na soirée de fin de sessao no restaurante Cosmos na Grande Allée.

Já fica a saudade...

3 comentários:

Alice, Paulo e Lucas disse...

É isso aí amiguinha... os ciclos de nossa vida. Prepare-se, pois agora virá seu mestrado... tenha fé!

Bjinhos...

Alice

Unknown disse...

ah, mas o que interessa é q vc curtiu... eu espero aproveitar bem o meu curso na UQÀM, agora no verão ;)

Baronesa disse...

Ih, mas eu acho que vc faz o tipo que não vai parar de estudar nunca.Principalmente aí, onde as coisas são levadas a sério.

Qual vai ser o próximo passo? Avise-nos.

Bjks