terça-feira, 9 de março de 2010

Economizando energia no inverno

A Météomédia disse que este ano a primavera vai chegar mais cedo ao Québec e vemos mesmo que o inverno tá dando tchau. Depois de 1 mês ausente no blog eu apereço aqui hoje na maior cara de pau pra falar de economia de energia no inverno? Sim rsrsrs É que este é o tipo de informaçao que eu nao poderia deixar de compartilhar com quem está aqui ou pra chegar.
Hoje recebi a visita de 2 funcionários da Éconologis, que é um programa sazional (de setembro à março) de l'Agence de l'efficacité énergitique Québec. Uma amiga tinha recebido a visita desse organismo do governo e indicou a gente também, entao eles nos ligaram e agendamos um rendez-vous na nossa casa. O objetivo da visita é avaliar se estamos disperdiçando energia e nos ajudar a economizar. Um dos critérios é ter a fatura da Hydro-Québec e o pagamento da mesma nao deve estar incluído no valor do aluguel.
Eles nos fazem algumas perguntinhas e verificam tudo, janelas, aquecedores, portas, chao, torneiras, ... Nos deram dicas para economizar energia, colocaram uma fita isolante na nossa porta para evitar que o calor saia entre as frechas, um aparelhinho para a geladeira pra controlar a temperatura ideal, um outro aparelho digital que verifica a humidade e a temperatura da casa e a externa e nao acabou.... perguntaram ainda se queríamos mudar o termostático para um aparelho digital, porque disseram que com o digital poderemos verificar e controlar a temperatura mais precisamente. Obviamente falamos que sim, só que isso nao pôde ser instalado na hora porque precisamos da autorizaçao do proprietário por escrito, mas eu vou amanha mesmo lá no bureau levar o papel pra assinarem.  Quanto???? Tudo de graça, inclusive a visita!!!!
Gostei mesmo. Foi produtiva e mais ainda por terem confirmado que nao estamos desperdiçando $$$$ e energia. Vejam só, quando chegamos aqui ficamos muito preocupados com o valor que seria a nossa conta, porque teríamos que pagar por fora a eletricidade e o aquecimento que nao estavam incluídos no aluguel. Gente, durante os meses mais frios, com o aquecedor ligado a todo tempo, secadora e tudo elétrico dentro de casa, a fatura mais alta que pagamos foi de cerca de 160 dólares referente ao consumo de 2 meses. O povo da Éconologis disse que o fato de nosso ap ser novo, ajuda também na economia de energia, já que sabemos que a maioria das construçoes aqui sao antigas, mas mesmo assim vemos que pagamos bem menos do que no Brasil pensando que aqui utilizamos aquecedor, secadora...

Quem quizer mais informaçoes sobre o programa é só dar uma olhada no site http://www.aee.gouv.qc.ca/mon-habitation/econologis/

Algumas das dicas para o inverno:
- De dia, mantenha a temperatura ambiente entre 20°C et 21°C e abaixe de 2°C à 4°C durante à noite.
- Se estiver ausente da casa por mais de 3hs, abaixe a temperatura à 17°C.
- Durante o inverno jamais desligue totalmente o aquecedor porque isto pode causar mais gastos de energia e algumas outras complicaçoes tb. Mesmo cômodo nao ocupado, deve estar com a porta fechada e com o aquecedor ligado à 17°C.
- Quanto mais húmido mais frio fica o ambiente e mais se utiliza a eletricidade para aquecê-lo. Entao, mantenha a taxa de humidade entre 40% e 50% e de vez em quando deixe as janelas e portas abertas durante 5 minutos para reduzir a humidade e melhorar a qualidade do ar.
- Durante o dia abra as cortinas para o sol aquecer a janela e consequentemente a casa. Durante à noite feche as cortinas para manter o calor interior.

Hum....é aqui dentro agora tá muito quente e muito seco... hihihi

7 comentários:

Cinemusique disse...

oi Giselle, ótima dica!!!
Aqui em casa pagamos 240 na última conta...
Já liguei lá, agora tenho q esperar o retorno.
Arrasou na dica, mesmo que tardia, como vc disse...
Mas como dizia aquele "velho deitado":"antes tarde do que nunca!"
bjs!
GAbi

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

Muito Interessante a dica

merciquebec disse...

oi pessoal, acho q ainda não comentei aqui. só quero dizer que os post de vcs são demais. merci. bjokas. boa semana=0)

Lely disse...

Adorei a dica!
Já fica pro meu primeiro inverno em Montreal!

Valeu!

Abraços,

Lely

Anônimo disse...

Ótima dica amiga!

Olha,chegarei no dia 08/05 em Montreal. Me passe um e-mail pra programarmos o nosso encontro em um final de semana do mês de maio.
grasi0504@gmail.com
Bjcs,
Grasi

Jéssica e Moshe disse...

Olá!!!
Muito obrigada! :)
Vcs estão em qual bairro?
Abçs.

Giselle disse...

Olá, Jéssica e Moshe!
Estamos em Sainte-Foy. Vou te passar meu tel por e-mail. Qq coisa podem ligar pra gente.
Bjs!