domingo, 20 de dezembro de 2009

Equivalência de Estudos Finalizada

Postagem en retard...
No início de novembro recebi resposta do MICC sobre a minha equivalência de estudos, o que totalizou cerca de 5 meses de espera. O próximo passo agora seria pegar a equivalência de estudos feita pelo MICC e mandar para a ordem profissional junto com outros documentos que ainda tenho que traduzir (declarações de experiências de trabalho, estágios, ementa das disciplinas ...) para fazer a equivalência de diplômas.
O meu curso técnico de 3 anos em Informática foi avaliado como um DEP (Diplôme d'études professionnelles - Domaine de formation: administration, commerce et informatique). O meu bacharelado de 4.5 anos em Serviço Social na UFF foi avaliado como um Bac também, só que de 3 anos por causa da diferença do sistema de educação entre Brasil e Canadá, mas nada que altere o "peso" do bacharelado.
O meu conselheiro de imigração já havia sinalizado que tudo indicava que o bacharelado seria válido, na ocasião até refletimos o que eu poderia fazer a partir dalí. Ele disse que independente da equivalência de diplômas e de estudos eu já poderia trabalhar aqui no Québec na minha área como nível técnico ou mesmo como nível superior, porque a maioria dos lugares não exige inscrição na ordem. Porém, disse que se no futuro eu fosse postular vagas em concursos públicos a equivalência de estudos E de diplôma me seria exigida, assim como os empregos em hospitais e CLSC,  tb me exigiriam a inscrição na ordem profissional=equivalência de diplômas.
Conversa vai, conversa vem, ele confirmou o que eu pensava, que independente de meu diplôma ser válido como bacharel aqui no Québec, após a equivalência de diplômas, a ordem iria me solicitar o estudo de algumas disciplinas e/ou estágios, no entanto, se eu fizer um mestrado canadense automaticamente a ordem me aceita sem exigencia de mais cursos ou provas. O interessante foi que sutilmente ele me estimulou a fazer o mestrado. Saí de lá decidida a encarar mais alguns anos de estudos e não dar prosseguimento a equivalência de diplômas, mas ainda pesquisando sobre o assunto com outras pessoas, descobri que mesmo para o mestrado a universidade ainda pode pedir que eu faça antes algumas disciplinas compensatórias! Putz!
Como cada caso é um caso e cada um tem uma experiência diferente, hoje ainda estou refletindo sobre o assunto. Tudo indica que vou dar prosseguimento aos dois, iniciar com a equivalência de diplôma e no ano que vem fazer demanda para o mestrado, depois talvez decida pelo que levar menos tempo de estudos. O que não significa dizer que acho que voltar a estudar seja algo ruim, pelo contrário, acho extremamente necessário, principalmente para me dar segurança profissional aqui, já que até quem não é da área sabe que o "social" aqui é bem diferente do "social" do Brasil..hihihi Então, acho que qualquer que seja a minha opção vou ganhar em conhecimento e estarei devidamente preparada para o mercado de trabalho na minha área.
Por enquanto é isso... veremos... tudo muda o tempo todo!! rsrsrs

5 comentários:

Unknown disse...

me corrija se eu estiver errada, e espero que sim, mas não tem mestrado de noite né? pq, se desse pra trabalhar e estudar, como muitos fazem no brasil beleza... mas ficar 2 anos pra fazer o mestrado e correr o risco de ter que fazer materias pra entrar na ordem é osso...

beijocas

Giselle disse...

Oi, Taty!
Acho que não tem mestrado à noite não, nunca ouvi alguém falar que estuda neste horário, mas talvez tenha uma ou outra disciplina. Aqui nem shopping funciona à noite que dirá aulas em faculdades...
Bjs!

Ricardo disse...

Esperamos que consigam realizar todos os seus sonhos. Torcemos por vocês.

Um feliz natal !!!

Ricardo e Caia

Unknown disse...

Amiga...fico tão feliz com os seus avanços aí! beijinhos e nos mantenha informados!

Anônimo disse...

Ola li seu post sobre equivalencias de estudo no qc e achei super interessante e tirei algumas de minhas duvidas.
Tambem tenho um curso tecnico e nao sabia ao certo se um tec corresponderia a um DEP ou um DEC.
Tirando por base que para o seu curso tecnico foi avaliado como um DEP creio que o meu tbm sera da msma forma.
abracos