sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Aventuras e Burocracias dos Primeiros Dias

Nos perdemos, pegamos ônibus errado, fomos a endereços com lugares inexistentes. Muitas emoções na primeira semana. Acho que já rodamos de ponta a ponta da cidade de ônibus, mas como tudo é novidade deu pra levar na esportiva. Além do mais, agora estamos expert em andar de autobus, na verdade, mas o Rogério porque eu continuo sem saber onde descer e pegar o ônibus, o que não é diferente do que acontecia comigo no Brasil. hehehe. Tivemos muita coisa pra resolver nestes primeiros dias e ainda temos para os próximos...

Alimentação
Fomos aos dépanneurs e Jean Coutu das esquinas e compramos o básico para os primeiros dias. Do básico me refiro a pães, leite, arroz, ovos e etc, porque produto de limpeza e higiene já tinha na casa. Sobre o dépanneur, ele tá espalhado pelos bairros e por vezes funciona até tarde e é como se fosse aquelas lojas de conveniência em posto de gasolina só que com um pouquinho de tudo, tipo mercadinho. Serve para atender as urgências do dia-a-dia, mas não dá pra fazer grandes compras ali não, porque em geral o preço é mais elevado do que nos mercados. Sobre os mercados, só fomos até o momento ao Provigo, que tem nos agradado no preço (as promoções) e qualidade dos produtos.
No geral, nossas primeiras impressões: comida apimentada, café aguado, frutas caras, muita coisa enlatada, feijão enlatado horrível (doce), variedades de queijos e congelados, pacotes e caixas grandes, Mc Donald mais em conta do que no Brasil e delicioso café da manhã com o sirop d'érable.

Transportes
Tratamos de comprar um cartão de passe na Jean Coutu e pagamos cerca de CAN 75,00 cada um pelo cartão mensal, o qual nos tem permitido pegar quantos ônibus quisermos por dia durante todo o mês. O cartão é recarregável e no próximo mês poderemos continuar o utilizando, as recargas subsequentes ficam no valor de 71,55$. Foi a melhor de nossas primeiras aquisições. Para vcs terem uma idéia teve um dia que pegamos 7 bus. Existe também o passe diário no valor de 6,45$ onde vc pode usá-lo durante um dia, o passe unitário 2,60$ que é necessário estar com o dinheiro na quantia certa; entre outras opções.
Os ônibus tem horário certo para passar nos pontos, então é bom consultar os percursos pela internet ou pegar os Guides horaires que ficam disponíveis dentro dos ônibus e em alguns locais públicos. Normalmente os pontos de ônibus possuem uma plaquinha com o nº e horário que cada linha passa naquele lugar. Os motoristas param em todos os pontos, desde que tenha alguém para descer do ônibus ou alguma pessoa parada no ponto. Para descer basta tocar a campainha ou puxar a cordinha antes do ponto e tocar na porta para que abra. A entrada do ônibus é pela porta dianteira e a saída pode ser pela porta traseira ou dianteira.
Site: http://www.rtcquebec.ca/
Tél.: 418 627-2511

Carte de Résident Permanent
Apesar de termos endereço fixo para informar ao agente de imigração em Toronto, não tínhamos o cep. Poderia ser simples como no Brasil onde é possível conseguir qualquer cep pelo site dos correios, mas não foi. Então tivemos que trazer o formulário de Avis D'Adresse para enviar depois a CIC (Citoyenneté et Immigration Canada). O formulário pode ser enviado por fax (1-902-564-7317) ou pela internet (http://www.cic.gc.ca/francais/services-e/index.asp), optamos pela internet. Agora aguardamos o envio deste cartão pelo correio. No site tb diz que toda vez que mudarmos de endereço temos que informar a CIC.

NAS – Número D'Assurance Social
Feito a inscrição recebemos um protocolo com o nº, o cartão será enviado para o endereço de correspondência que fornecemos. O NAS é como se fosse um CPF só que mais restrito. Serve para abrir conta em banco, pedir ajuda governamental, bolsas, empréstimos etc. É necessário fornecer este número ao empregador, mas é um número extremamente confidencial, o governo nos orienta a memorizá-lo e guardar o cartão em casa.
- Documentos necessários: Passaporte e Confirmação de Residente Permanente (uma folha carbonada que agente recebe pelo agente de imigração no aeroporto de Toronto).
- L'Adresse à Québec: Édifice St-Mathieu, 3175, Ch. Quatre-Bourgeois, salle 200, Québec, G1W5A9.

La Carte D'Assurance Maladie
Fizemos a inscrição para. Será enviada pelo correio e só poderemos utilizá-la a partir de dezembro. Com este cartão teremos direito de acessar o sistema de saúde do Québec gratuitamente, assim como os cidadãos desta província.
Detalhe: Só tem direito imigrantes que moram na província de Québec. Durante os 12 primeiros meses de cobertura, não podemos nos ausentar do Québec por 183 dias ou mais, consecutivos ou não, caso contrário, perderemos o direito d'assurance maladie por todo o ano de nossa ausência. Sinistro! Eles querem mesmo que a gente fique! Huahuhauha. Na verdade, acho que com isso estão tentando evitar gastos com serviços de saúde com quem não tem a intenção de ficar nesta província.
- Documentos necessários: Passaporte, Carta de Confirmação de Residente Permanente, CSQ (Certificat de Sélection du Québec), CAN 8,0 para pagar a foto que será tirada na hora, nº do NAS (caso já o tenha lhe será solicitado) e uma prova de residência no Québec. Este último documento só pode ser a cópia de todas as páginas de um contrato de bail ou um documento autenticado do proprietário ou locatário da casa onde você está (afirmattion solennelle du propriétaire ou du locataire de votre lieu d'habitation – nos foi fornecido o modelo deste documento na hora da inscrição do NAS). Como de imediato não tínhamos nenhum dos dois, nos deram um prazo de 40 dias para enviar por fax. Até lá tudo indica que já estaremos no nosso novo logement e enviaremos uma cópia do nosso contrato de locação, o bail.
- L'Adresse à Québec: 1125, Grande Allée Ouest. - Régie de l'Assurance Maladie du Québec (RAMQ)
- Nos heures d’ouverture: Lundi, mardi, jeudi et vendredi de 8h30 à 16h30 / Mercredi de 10h à 16h30.
- Tél.: 418 646-4636
- Site: http://www.ramq.gouv.qc.ca/

2 comentários:

Ricardo disse...

Excelente POST ! Obrigado pelas dicas, estão todas anotadas.

Unknown disse...

hehehehe se perder a melhor maneira de aprender a andar de bus, metro hehehehehe....

bom, pelo menos esta tudo caminhando com deveria hehehe

beijcoas e boa sorte