sábado, 20 de novembro de 2010

C'est une maladie

Ha algumas semanas começaram as campanhas de conscientizaçao sobre a depressao, que pelo visto fazem sempre nesta mesma época do ano. Tentam alertar as pessoas dos sintomas, sensibilizar os proximos, nos alertam do que é preciso fazer e até dos habitos e alimentos que ajudam a evitar, ja que em muitos casos é sazional mesmo, da época do inverno. Dia desses vi uma plaquinha na rua que a traduçao dizia "Neste inverno nao faça como os ursos, nao iberne!", porque ibernar é algo tentador mesmo. Tem começado a escurecer cada vez mais cedo, agora por volta das 16hs e o corpo sente essa diferença, mais sono, mais cansaço e menos vontade de sair de casa. Pior mesmo fica la pra fevereiro e março quando os indices de suicidios aumentam. Ja ouvi dizer que em Montréal o que tem de gente que se joga na linha do metrô, triste... Inclusive tem uma ponte la que em 2004 foi construida uma "barreira contra o suicidio"devido ao grande numero de pessoas que se jogavam de la.
O Québec tem o maior indice de suicidio do Canada, nao é a toa que levam a sério essa questao, que no Brasil infelizmente ainda é vista como "frescura". 

Segue uma das propagandas que eu gosto muito.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito sério esse assunto,que bom que vc postou,assim fica mais esclarecido esse ponto.
Aquí em casa indo pro 3º inverno eu sentí diferença no final do último em meu astral e comecei a tomar omega 3,dá pra ver o resultado no dia seguinte!! A gente sente mesmo a falta do sol.. Melhor se prevenir!!

Bjs