domingo, 15 de março de 2009

Acte de Naissance X Certificat de Mariage

dOlá, povo!
Ainda não dei entrada no processo de equivalência de estudos pq estava com um documento pendente e para resolver a situação tive que fazer uma visitinha no cartório na última semana.
Isto pq aqui no Brasil, quando casamos, normalmente a certidão de nascimento fica retida no cartório e a certidão que passa a prevelecer é a de casamento, porém tive que ir ao cartório solicitar a 2ª via da minha certidão de nascimento. Um papel que aqui no Brasil não tem mais utilidade, que levou cerca de 1 hora para ficar pronto e me custou R$ 47!!! Tudo isto porque o MICC pede a certidão de nascimento e casamento para o processo de equivalência de estudos, caso ocorra mudança de sobrenome, que no meu caso acrescentei um sobrenome do Roger. Já a ULaval me respondeu com todas as letras, por e-mail, que para fazer qualquer tipo de inscrição na universidade é necessário a certidão de nascimento, independente de ter ocorrido ou não a mudança de sobrenome. Voilà! Com acte de naissance em mãos, agora já está tudo pronto para ser encaminhado ao tradutor!
À bientôt!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ai pelo que vi creio que você é assistente social?
Eu faço mestrado na Ulaval em Serviço social. A equipe é genial, a gente fica quase louco de tanto estudar mais vai indo...
Vc vai estudar o que,se nao for demais essa pergunta?

Giselle disse...

Caramba!!!! Enfim, alguém da área q já está por aí!!! hehehe. Gostaria muito de manter contato com vc, vc está anônimo e não tenho como te enviar e-mail...

Amitiès!

Lidiane disse...

Depois que li esse seu post já tratei de providenciar a minha segunda via da Certidão de Nascimento também! Aqui na Paraíba custou 40,00, e já está em mãos! Valeu pela dica!!!!!

Mariana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mariana disse...

Puxa!! seu blog tem me ajudado muito!! também estamos em ir para Quebec (eu e meu marido) e seus posts tem sido muito úteis. Vou já providenciar estesdocumentos também.