quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Violência

Depois de algumas semanas sem aparecer por aqui, apareço para dizer que fomos assaltados!!! Na última 5ªfeira, estávamos prestes a estacionar o carro na garagem quando fomos abordados. Pior, não foi a primeira vez que isto nos aconteceu e nem foi a única do dia, pois uma outra moradora também teve o carro roubado na mesma situação que a gente. O que mais nos tem deixado assustados é o fato de não sermos casos isolados do bairro e sim um entre vários nos últimos meses, e por este motivo estamos revendo alguns planejamentos em nossas vidas.

Desnecessário falar do sentimento de insegurança e indiganção, então... aproveito para postar sobre a violência no Canadá. Tá bom... tenho consciência de que lá não é o mar de rosas e fatos como esses também ocorrem. Mas gente, a proporção é infinitamente menor!!! Sonho o dia em que não precisarei me preocupar com o horário que saio e chego em casa, com os vidros do carro aberto ou mesmo estacionar o carro na garagem sem ter o receio de que serei abordada e ameaçada por alguém que tem menos idade do que eu. Será que é pedir de mais?!?!??! Sei bem o que é violência, criminalidade, pobreza e desigualdade pq trabalho bem próximo disto, mas bem meeesmo... E sem dúvida este é o maior motivo para eu querer partir pro Canadá. Sei também que não dá pra comparar o Brasil com o Canadá por diveros fatores históricos e estruturais, mas também penso que este é o melhor momento para eu postar aqui no blog os índices de criminalidade no Canadá. Nem que seja para desabafar.

Volta e meia aparece na lista do yahoo notícias sobre casos e índices de criminalidade no Canadá e nestes dias tenho me lembrado bastante destas notícias e tentei resgatar algumas. Recentemente muito se falou de um brasileiro que ficou cego após uma bala perdida no Canadá. Episódio que acabou sendo denominado de Verão violento na reportagem. O estudante saía de um restaurante em Calgary com a sua namorada e passava próximo a uma briga de gangues e foi atingido por uma bala perdida. Poucos dias após o tiroteio que cegou o brasileiro, a polícia de Calgary anunciou a prisão do criminoso.

"Segundo estatísticas da Toronto Police, o número de homicídios na cidade em 2008 já chegou a 51. Desse total, 29 foram por tiro, 13 por facadas enquanto outros nove tiveram outros tipos de armas. Comparando estes dados com o mesmo período em anos anteriores, vê-se que a situação não está tão fora de controle como parece, já que em 2007 foram ocorreram 61 assassinatos na cidade e em 2006 foram registrados 50."

"Taxa de homicídios de Toronto em 2004, foi de 1,8 para 100.000 habitantes. Em 2007 o lider no Brasil foi Pernambuco com 50,7, e o estado mais seguro foi Santa Catarina, com 18,6. Em 2007 houve 90 homicidios em Toronto, um recorde que deixou a população indignada que cobrou e consequentemente garantiu providênciais."

"A polícia de Ottawa efetuou disparos de arma de fogo em 51 ocasioes durante todo o ano de 2007. Duas dessas ocasiões ocorreram quando um Rottweiler e um Pit Bull atacaram policiais e foram liquidados. As outras 49 ocasioes foram disparos de misericórdia em animais que tinham sido atropelados e estavam sofrendo, na maioria das vezes veados ou cachorros em áreas rurais. Nenhum disparo de arma de fogo ocorreu contra pessoas durante 2007." Pasmem, isso é real!

A Grande Toronto é a área metropolitana mais segura do país, de acordo com um relatório da Statistics Canada publicado em julho desse ano. Entre áreas urbanas com uma população de 500.000 habitantes ou o mais, os residentes de Toronto sofreram menos crimes per capita que os residentes de Montreal, Vancouver e Ottawa. Winnipeg, em Manitoba, teve o índice de criminalidade mais elevado, seguido por Edmonton, em Alberta. É a primeira vez que Toronto aparece em último lugar da lista de crime nas maiores cidades do país. Quem costumava ficar nessa posição era Quebec City, que teve o mais baixo índice de criminalidade entre as áreas metropolitanas canadenses no período que vai de 1991 a 2006. Em 2007, entretanto, Quebec City registrou 4.524 crimes por 100.000 pessoas, enquanto Toronto teve 4.461. O relatório nacional anual do crime é compilado pelo Canadian Centre for Justice Statistics levando em consideração dados extraídos de relatórios da polícia.

"Números brasileiros De acordo com o relatório “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008”, realizado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA) em conjunto com o Instituto Sangari, os Ministério da Saúde e da Justiça, a cidade de São Paulo liderou a lista dos 200 municípios com maior número de homicídios em 2006, com 2.546 assassinatos, seguida do Rio de Janeiro com 2.273 e Recife, com 1.375. Se Toronto estivesse no Brasil, ela apareceria em 73º lugar, empatada com a cidade de Cascavel, no Paraná. "

Um comentário:

Gisa e Diogo disse...

Poxa... sentimos muito por isso ter acontecido. Infelizmente, o que nos motivou também à imigração foi um caso de violência... É muito triste o que está acontecendo com o nosso país. Somos vítimas, mas não podemos esquecer que eles também são. Graças a Deus, eles só levaram o carro e não aconteceu nada mais grave. Que Deus os proteja!