domingo, 21 de setembro de 2008

Na EduCanadá em 19/09/2008

Estivemos na EduCanadá no último dia 19, mas por causa do trabalho só conseguimos chegar por volta das 19hs. O micro auditório estava tão lotado que não conseguimos assitir nenhuma palestra, nem sequer subir nas escadas para tentar ouvir alguma coisa, então nos contentamos em fazer somente um passeio pelos stand's para colher alguns folder's, revistas, caneta da aliança francesa etc.. rs rs. Fiquei um pouco decepcionada com o fato de praticamente não ter nada sobre as universidades francófonas, aliás, de um lado dos stand's só se falava inglês e nada do francês. Isso reforça que o Québec de fato quer que vão para a sua província trabalhadores qualificados e não estudantes.

Mas o motivo deste tópico e o mais importante de minha ida ao evento foi que lá pudemos falar com alguém do Consulado do Québec, que dividia o stand com funcionários da Aliança Francesa, onde tinha um cartaz mostrando o calendário das palestras oficiais do governo aqui no Rio. O pessoal da comunidade "Quero ir para Québec" estava por lá tb enchendo o "Senhor" canadense de perguntas sobre o processo de imigração. Muito sorridente e atencioso o Senhor em questão disse que nós que mandamos o dossiê em junho provavelmente não faríamos a entrevista este ano e ficaríamos para a rodada de março ou abril do ano que vem. Disse isso um tanto constrangindo, falando que eles estavam fazendo de tudo para chamar o máximo possível de pessoas ainda este ano, mas que só quem enviou até maio é que é certo de fazer a entrevista até dezembro. Tentou nos consolar falando que teríamos mais tempo para estudar o francês e sobre o Québec. O que ele não percebeu foi que suas palavras nos deixou mais aliviados, pois ainda não nos sentimos preparados para fazer a entrevista daqui há 2 ou 3 meses, apesar disso adiar mais o nosso plano de partida... Ele perguntou onde nós estudamos francês para a imigração, então respondemos que fazemos aulas com professor particular, naquele momento achei que ele iria indicar o curso da aliança francesa, mas não, ele falou que aula particular é muuito bom, tentando gesticular o máximo possível para enfatizar esta afirmação. rs rs rs.

Agora estamos nós aqui, continuaremos a estudar o francês e aguardaremos com tranquilidade a entrevista para o ano que vem, que eu epero que seja em março e não em abril.
Nunca pensei que eu poderia ser tão paciente. rs rs rs.


Bisous mes amis!
Por Gi

4 comentários:

ChrisFried disse...

Sei que é dificil, mas todo o processo nos ensina realmente a ser muito paciente, rsrsrs
Bjos
Chris

O casal disse...

Mt obrigado pela força.

Postarei tudo sobre a entrevista tão logo ela acabe!!!

Toda sorte pra vcs tb!

João

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

Ola Gi e Ro;

Primeiramente obrigado pela visita e msg de apoio =).

É uma pena que vcs serao chamados somente o ano que vem, mas vejam pelo lado positivo... Terao mais tempo para se preparar e estudar o frances e o Canada hehehhe.

Eu estava pensando que seria em Set, mas graças foi adiado para nov... Se fosse em set, certamente nao estaria preparado... estavamos um tempo sem estudar (acomodados) e com esse atraso, eu acho que vai dar tempo para fazer legal a entrevista e nos preparar... hehehe

Eu acredito que vcs farao a entrevistas na mesma época que uns amigos meus... o TAZ e a TIXA...

O mais legal desse processo é que a gente aprende a ter paciencia e eperar, esperar e esperar kkkk caso contrário, ve ganhamos uma ulcera de brinde =D.

Alors, on va add votre blog dans notre pour maintenir contact, ok?

Bonne étude à vous et patience =D

Marcio, Fernada et Agata

Anônimo disse...

Oi Giselle!! Tudo bem? Obrigada pelo apoio! Estamos ansiosos pela entrevista. Vcs tem aula com Bia que dias? Aqui no Rio acontecem encontros de futuros imigrantes? Você pode avisar a gente quando tiver algum? Beijos.