sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ah... Riô??? Sei...

Nas minhas primeiras semanas aqui, quando dizia aos habitantes desta cidade (canadenses), que éramos do Brasil, eles abriam um enorme sorriso, que se alargava mais ainda quando dizíamos que éramos do Rio de Janeiro. Apesar de JÁ suporem que saímos do Brasil por causa da violência, o que ficava latente nas conversas eram as praias, o carnaval, o samba e o futebol... A cidade maravilhosa que eles muito ouviam falar, viam por fotos e imagens e que tinham muita curiosidade de conhecer melhor.

Pois bem, o Brasil foi eleito para sediar a Copa do Mundo de 2014, não sei como foi a repercurssão por aqui pq ainda estávamos no Brasil, mas acredito que não foi muita porque o esporte dos canadenses é o hóquei. Agora, o Rio foi eleito para sediar as Olimpíadas de 2016, desbancando cidades como Tóquio e Chicago, com noticiários do jornal impresso e televisivo. Ops! Agora mais do que nunca o Rio está em evidência! Mas não mais por estes agradáveis assuntos que nos enchem de orgulho de ser carioca, mas pelas notícias que se seguiram e que repercutiram aqui em terras canadenses: "(...) Durante o confronto entre os bandidos, um helicóptero da Polícia Militar foi alvejado pelos traficantes, e acabou explodindo após um pouso forçado." (...) uma das demonstrações mais impressionantes do poder de fogo do tráfico no Rio de Janeiro".
Tentei evitar de postar algo no blog sobre o assunto ou mesmo falar sobre com outros brasileiros. Pq??? É o tipo de assunto que além de exigir tamanha complexidade, me deixa triste e preocupada, já que as pessoas que mais amamos estão no Brasil. Além do mais, definitivamente isso não faz mais parte de nossa realidade. Simples assim. Vivemos na pacata cidade de Québec, que com certeza deve ocorrer alguns atos de violência, mas que não se comparam a este. Os atos mais violentos que vimos nos noticiários desde que chegamos acontecem em outras cidades, na verdade ainda não vimos NADA sobre Québec. Violência chega a ser piada por aqui.

Após o episódio fatídico no Rio de Janeiro, no dia seguinte, a professora do curso de francês aborda o tema. Depois em outro lugar, outra pessoa, e outra... Sempre após eu dizer de onde eu vim. Ontem por exemplo, eu esperava o ônibus no ponto, eis que um simpático senhor puxa assunto comigo. Conversa vai... conversa vem.. (resumida e traduzida)"o bus tá demorando", "é perto mas não dá pra andar a pé com essa neve toda", "Eu gosto do inverno do Québec, e vim visitar minha filha, ... na França tb é frio e tem neve mas não tanto como aqui..."De onde vc veio?Da França também?", "Não, vim do Brasil", "Qual cidade, Brasília?", "Não, Rio de Janeiro", "Ha... sei, onde o helicóptero da polícia foi derrubado por traficantes?", "SIM!", "Isso é ruim, afinal lá terá as olimpíadas...". E mais uma vez demos início a uma breve exposição de idéias sobre a temática...rsrsrs. No final das contas, ele já tava me dizendo que na França tb existe diversas cidades violentas e que este tb foi um dos motivos que seus filhos, franceses, imigraram para cá há 1 ano. Um tailândes que tb esperava o bus, curioso pelo assunto, entrou na conversa mais como ouvinte ... AFF!

O duro é saber, que nestes grandes eventos que ocorrem na cidade maravilhosa, por incrível que pareça a violência cai drasticamente. Parece coerente, né? Afinal, não podemos espantar os turistas. Mas isso não tem nada de coerente, quando pensamos que durante o resto do ano a população sofre com a violência. Mas completo ainda AQUI, que atos violentos ocorrem na cidade maravilhosa cotidianamente e não são publicados com tanta ênfase. Tudo bem que derrubar um helicóptero é demais! Mas o pior ainda é que o Rio de Janeiro está longe de ser uma das cidades mais violentas do país e escrevo isso com propriedade do assunto.

Enfim (exaustivamente), no final das contas esse tipo de notícia é lamentável seja de qual parte do país ela venha. E embora, eu, muito particularmente não tenha lá muitas esperanças, espero sinceramente que


Giselle de Jesus

Um comentário:

Bea disse...

é... infelizmente a situação tá ruim em todo canto...
aqui em Manaus, o bairro onde moro já entrou em "zona vermelha" e olha que sempre foi um dos melhores bairros por aqui... já estamos desesperados, pq... não somos só nós, mas nossa família que ficará por aqui qdo formos embora... ou seja, o mesmo sentimento que aflige todos os brasileiros que vão para o canadá... =(