sexta-feira, 24 de julho de 2009

Enquanto isso... a equivalência de estudos.

Olá, pessoal!

Hoje recebi a correspondência do MICC informando o nº do meu dossiê no processo de equivalência de estudos. Veio também um extrato que é na verdade o comprovante da fatura da taxa no meu cartão de crédito. Ele enviaram de volta todas as traduções juramentadas e o CSQ, acho que pensaram que eram os originais, quando na verdade enviei apenas cópias coloridas.

Ha... esqueci de dizer .... Como até então ainda não tinha recebido nenhuma notícia sobre o recebimento dos documentos no Canadá, há umas 3 semanas atrás, enviei alguns e-mails solicitando uma resposta, e na semana passada me escreveram informando que já haviam recebido e que devido a grande demanda o prazo para o término da equivalência tem sido de 75 dias úteis. Portanto, meus caros leitores e futuros imigrantes, caso necessitem desta equivalência é interessante adiantar as coisas enquanto estão do lado de cá.

Um abraço e inté!

7 comentários:

Bea disse...

Realmente, com esse prazo, o melhor é fazer por aqui mesmo!!

:)

[]s

!Lá Vamos Nós! disse...

Olá,
Muito boa a iniciativa de vcs eu estava com medo de fazer o mesmo pensando que teria que enviar os originais, principalmente por causa do csq. E como fica a ementa das diciplinas, vcs precisaram traduzir tb?

Giselle disse...

Em relação as ementas, eu fiz contato com o MICC na época q estava para entrar com o pedido de equivalência e confirmaram que para a equivalência de estudos ela não é necessária, somente para a equivalência de diplôma para quem tem profissão regulamentada.

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Mes amis,

Muito legal esses posts sobre a equivalência...

Estou começando a preparar os documentos... Como vocês devem ter visto no Orkut, estou tentando validar as traduções dos diplomas da USP...

De qualquer maneira, vou escanear os documentos todos e ver quanto custaria para traduzí-los em Montréal...

Bien, salut et à la prochaine!

Marcos

Lely disse...

Muito legal essas informações sobre a equivalência.
Bom saber que o resultado chega aqui no Brasil.
Eu não sei pq eu estava com a impressão que vc só recebia os resultados no Canada...

Assim parece tudo mais fácil!!

[]s!
Lely

Alexandre Guimarães Reis disse...

Olá,
Não entendi direito a diferença entre a equivalência dos estudos e do diploma. Quando vc disse diploma se referiu ao processo na Ordem profissional ou no MICC? Desde já agradeço pela informação e parabenizo pelo blog.!!

Giselle disse...

Astor,
A equivalência de estudos (ou avaliação comparativa de estudos) é feita pelo MICC. É um documento que indica a correspondência entre os estudos efetuados fora do Québec em relação ao sistema escolar Québecois.Ele fornece também uma descrição geral dos documentos (diplomas e histórico escolar) de estudos efetuados num sistema escolar reconhecido oficialmente por autoridades responsáveis pela educação no país.
Equivalência de diplôma é feita pela ordem profissional. Normalmente por profissões regulamentadas onde só será possível exercer a profissão após ser aceito pela ordem profissional. Onde a ordem profissional faz uma comparação entre o diplôma brasileiro e o canadense.

Um abraço!