segunda-feira, 26 de maio de 2008

Anchietópolis (Parque Anchieta)


Parque Anchieta
  
Praça Granito

De Niterói ao Rio de Janeiro (Pq Anchieta)

Um pouco mais sobre Anchietópolis...bem pouco por sinal, pois foi difícil encontrar na internet informações e fotos deste pequeno bairro, que obviamente não é nenhuma cidade, mas uma denominação carinhosa que demos ao nosso atual habitat (saímos de Niterói e voltamos a residir no Pq Anchieta há 5 meses, mas isto é assunto p/ outro post).
De acordo com a Wikipedia, Parque Anchieta é um bairro de classe média localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que faz limite com Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Nilópolis. Portanto não é Anchieta e muito menos um sub-bairro de Anchieta. É um dos primeiros bairros do município do Rio de Janeiro, visto que faz fronteira com a baixada fluminense.
É um bairro basicamente residencial e com muitas praças, sendo a mais famosa a Praça Granito. Por ser pouco servida de comércio, a maioria de seus moradores "resolvem a sua vida" no bairro vizinho de Anchieta ou no município de Nilópolis e Nova Iguaçú, que são mais próximos do que o centro do Rio. O bairro também é colado ao Campo de Gericinó do Exército.
XXII Região Administrativa - Anchieta (Bairros: Anchieta, Guadalupe, Parque Anchieta e Ricardo de Albuquerque) População da XXII RA 154.608 (Resultados Preliminares Censo 2000).

- De Niterói ao Parque Anchieta são cerca de 43 km – aprox. 45 minutos
- A Praça Granito é a maior praça do subúrbio carioca.
- O Parque Anchieta é um dos poucos bairros do subúrbio com expectativa de vida maior que a média da cidade (66,6 anos).
- A Pessoa mais popular do bairro eu acho que é o Jorge Maluco. rs rs rs

Fontes:
Fotos: By Lenon

Nenhum comentário: