quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Chegou a carta do consulado.

Depois de um dia fatídico como o meu hoje no trabalho, recebo a carta do consulado com a data de abertura do processo federal, 21/01/2009. Só mesmo os planos de imigração para me fazer esquecer dos "probremas" e me fazer acreditar que um "outro mundo é possível" rs rs rs. Até que achei rápido já que postamos o envelope no correio em 15/01 e não foi por sedex!
A carta veio em duas vias uma escrita em francês e outra em português e em anexo uma cópia do comprovante de pagamento da taxa que enviamos.
No texto é dito que o tempo de processamento na categoria de imigração tralhador qualificado permanente é atualmente de 10 meses, mas que devemos aguardar alguma outra instrução da parte deles até o dia 25/07/2009; ou seja, 6 meses que espero que seja a instrução para envio dos exames médicos e posterior passaporte. rs rs rs. Dizem que durante este período ele conferem a documentação, antecedentes criminais, cetificados etc. Entre outras breves orientações ressaltam ainda na carta que devemos aguardar e que evitemos contactá-los antes desse prazo .... he he he.
Só fiquei preocupada com uma outra folha informando da pendência de 4 fotos de cada requerente, sendo que enviamo 6 fotos de cada!!! Diz ainda que caso já tenhamos enviado para desconsiderar a carta, MAS se não enviarmos o solicitado dentro do prazo de 3 meses nosso pedido poderá ser recusado!!!! Como assim?!?!?!?! Será que eles perderam nossas fotinhos ou essa carta é um mero engano???? Vamos tentar entrar em contato com eles e conforme for, por via das dúvidas, enviaremos as fotos novamente. Fazer o que né? É melhor pecar pelo excesso do que daqui há 6 meses recebemos a notícia que virá do correio, solicitando as fotos ao invés do pedido dos exames médicos! Ó vida! rs rs rs
Com este prazo talvez não cheguemos em terras canadenses durante o verão, mas no final ou após, o que menos tem importado ultimamente desde que realizemos nossa partida antes do inverno, e isso é bem possível.
Vamos q vamos! Rumo ao Canadá que agora falta pouco e o pior já passou que foi a temida entrevista.
À bientôt!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Parte Federal - enviado os doc's pelo correio.

Salut, mes amis!

Enviamos hoje pelo correio, para o consulado do Canadá, toda a papelada da parte federal do processo. Com aviso de recebimento e carta selada. Ufa! Já estávamos aflitos de não enviar logo esses documentos e acabar atrazando o processo. Mas enfim, agora foi!

Agora só nos resta aguardar o pedido dos exames médicos e os passaportes. O que deve levar alguns meses ainda para acontecer; então, tb entramos na outra sala de espera. Mas como bem nos aconselhou Mme. Soraia durante a entrevista, vamos aproveitar bem esse tempo fazendo ainda as diversas pesquisas que nos resta, como local para ficar no primeiro mês, preços de aluguéis, tradução de doc's, equivalência de estudos, universidades, cursos de línguas, preço médio de alimentos, aquecimento, transporte ...., ...., ..... Pesquisas trabalhosas mas necessárias, afinal queremos estar devidamente preparados e planejados para essa nova vida em solo canadense.

Bem, por enquanto é só, e no Rio de Janeiro continua fervendo!

Até breve!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O dia mais quente do ano.

Pessoas, o calor aqui na cidade maravilhosa está uma verdadeira loucura! Próximo ao Insuportável! Cheguei em casa e vi no noticiário que hoje foi o dia mais quente do ano, o que sentimos na pele, literalmente.

"Cientistas já haviam previsto que 2009 seria um dos mais quentes. Os registros sobre os quais se estabelece a temperatura média começaram em 1850 e mostram que dez dos anos mais quentes no último século e meio correspondem ao período 1997-2008". (ODiaOnline em, 30/12/2oo8) .

"O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou nesta terça-feira a máxima de 38°C na cidade do Rio de Janeiro. É normal uma média em torno de 33°C no mês de janeiro. O mês costuma ser favorável a uma temperatura até de mais de 38°C." (O DiaOnline em 13/01/2009).

Por saber que esta alta temperatra é normal que penso muitas vezes, que apesar de difícil o frio, ainda assim deve ser mais fácil com os devidos agasalhos e aquecimento. Principalmente para mim que odeio transpirar, tenho dificuldades de raciocinar no calor, humor alterado ..., ..., ..., ... Do calor do Rio só devo sentir saudades quando me lembrar dos dias em que estive na praia ou piscina ... aí faz todo a diferença. he he he. Mas como preciso justificar o meu salário no final do mês ficando mais tempo fora da praia do que dentro dela, o bronzeado que mais consigo manter é o de "cor de escritório". rs rs rs.

É galera, mas agora a noite acabei de verificar que em Ville de Québec a temperatura está em -5°, e não foi uma das mais baixas esses dias. Aff! É bem provável que no ano que vem nesta mesma época eu venha aqui falar do frio e lembrar dos 38° do Rio... rs rs rs


Inté breve!

domingo, 11 de janeiro de 2009

FEL - teste e início do curso

Pessoal,

Fiz o teste de avaliação de nível da FEL (Francisation en Ligne) e fiquei no nível 4. Comecei o curso on ligne esta semana. A avaliação não é dificil mas tive um pouco de dificuldades com o vocabulário, mas nada que me impedisse de compreender os textos. Ela é composta de 33 questões de múltipla escolha com 4 alternativas de resposta, o tempo é contado em segundos e é cronometrado no final da página.

Recebi boas recomendações sobre o curso, que é composto de 4 blocos com 4 módulos cada. Cada módulo possui exercícios de gramática, fonética, conjugação, atividades de compreensão e produção oral/escrita, além da interação escrita/oral com outros alunos virtuais que é promovida através da classe virtual. Temos um tutor que dá suporte as dificuldades, incentiva e coordena as discussões da classe virtual e faz a avaliação do aluno.

Tenho gostado do curso e de sua metodologia, com temáticas importantes para os imigrantes. Mais uma vez.... pena que ele só é possível para quem já possui o CSQ.

O Rogério ainda não fez o teste e portanto ainda não começou o curso, mas como suspendemos as aulas particulares de francês o FEL irá permitir os estudos da língua, além do curso no CLAC/UFRJ.

À bientôt!
Gi

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Parte Federal do Processo e suas papeladas...


Com os CSQ's em mãos agora podemos dar entrada na parte federal do processo. Reunir a documentação necessária, ler os manuais para preenchimento dos formulários nos fez cair na real de quanto essa parte tb é chata e um tanto confusa. Portanto, caros leitores, os blogs e comunidades do orkut muito me ajudaram tb nesta etapa e por isso tb vou dar aqui a minha contribuição. Mas não deixem de ler os manuais, pois cada caso é um caso e vc pode precisar enviar mais algum documento que não está listado abaixo.

Site oficial:


Manuais para o preenchimento do formulário:


DOCUMENTAÇÃO:
  • Atestado de antecedentes criminais emitido na polícia civil. Aqui no Rio solicitar na rua da Relação, 42 - Centro. Levar cópia da identidada. A certidão fica pronta em 15 dias. Tb pode ser tirada no RioSimples - Rua da Ajuda (no banerjão), neste fica pronta em 7 dias. Para o requerente princpal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
  • Atestado de antecedentes criminais da polícia federal. Solicitar na Av. Rodrigues Alves, nº 1, Praça Mauá. Levar cópia da identidade. Fica pronta em 15 dias. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
  • Certidão de distribuição civeis e criminais a justiça federal. Pode ser solicitada e emitida pela internet. http://www.jfrj.gov.br. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
Observações: 1) Endereços para quem reside no município do Rio de Janeiro. 2) Todas as certidões foram tiradas gratuitamente. 3) Colocar nas justificativas dos pedidos "imigração para o Canadá". 4) Para quem morou mais de 6 meses em outro país após ter feito 18 anos de idade, tem que fornecer a certidão de antecedentes desse país também.
  • CSQ - Certificado de Seleção do Québec , Via Immigration. Do requerente principal e de todos que o acompanham.
  • Seis fotos no tamanho 35mm x 45 mm - As fotos tem especificações descritas no manual. Tem que enviar as fotos do requerente principal e de todos que o acompanham.
  • Cópia dos passaportes - das páginas com o nº do passaporte, data de expedição e de expiração, nome, foto, data e local de nascimento. Do requerente principal e de todos que o acompanham.
  • Cópias das certidões de nascimento.
  • Cópia da certidão de casamento.
  • Recibo de pagamento da taxa. Trata-se da tx de processamento do processo federal no valor de CAN$550 por pessoa, e CAN$ 150 para os filhos menores de 22 anos, pago no banco HSBC. Ligar para o consulado para saber a cotação do dia em que for realizar o depósito 11-5509-4343, escolha as opções 3, depois 2 e, para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem. Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga, o depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo (agência: 1888 / conta corrente: 00116-05. A via do comprovante deve ser enviada junto com a documentação.
  • Formulário Imm008gen - Demande de Résidence Permanente au Canadá. Deve ser preechido somente pelo requerente principal.

Obs.: campo "Bureau des visas demandé pour le tratement de votre demande": coloquei "BVC São Paulo" / campo: "À titre de membre de quelle catégorie faites-vous votre demande?": coloque "immigration économique", se estiver na solicitação do visto de trabalhador qualificado permante pelo processo provicial de Québec.

  • Formulário Imm008_1 - Annexe 1, Antécédents /Déclaration. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.

Obs.: No item 13 cabe informar os cargos públicos que ocupou como p.ex. policial, funcionário público (menos como militar – incluindo o período de serviço militar obrigatório – pois este deverá ser indicado no item 14).

  • Formulário Imm008_5 - Annexe 5, Déclaration d'Intention de Résider au Québec Immigration Économique. Somente para o requerente principal.
  • Formulário Imm5406 - Renseignements Additionnels Sur La Famille. Para o requerente principal e todos que o acompanham maiores de 18 anos.
  • Formulário Imm5409 - Déclaration Officielle d’ Union de Fait. Este formulário só deve ser preenchido por quem está aplicando com companheiro(a), sob o regime de União Estável.

Principais dúvidas que surgiram:
- Não precisa traduzir os documentos.
- Não precisa autenticar as cópias dos documentos.
- Os formulários devem ser preenchidos através do computador e não à mão.
- Todos os espaços requisitados devem ser preenchidos. Se uma pergunta não se aplica a vc coloque S.O. (sans objet).
- Não abrevie nomes e sobrenomes.
- Escreva nomes e sobrenomes todos em letras maiúsculas.
- Assine somente nos espaços solicitados e de caneta preta.
- Caso os espaços não sejam suficientes para preencher as informações necessárias, utilize uma cópia do formulário, no mesmo modelo, e nunca utilize uma folha em branco elaborada por vc.