domingo, 21 de setembro de 2008

Na EduCanadá em 19/09/2008

Estivemos na EduCanadá no último dia 19, mas por causa do trabalho só conseguimos chegar por volta das 19hs. O micro auditório estava tão lotado que não conseguimos assitir nenhuma palestra, nem sequer subir nas escadas para tentar ouvir alguma coisa, então nos contentamos em fazer somente um passeio pelos stand's para colher alguns folder's, revistas, caneta da aliança francesa etc.. rs rs. Fiquei um pouco decepcionada com o fato de praticamente não ter nada sobre as universidades francófonas, aliás, de um lado dos stand's só se falava inglês e nada do francês. Isso reforça que o Québec de fato quer que vão para a sua província trabalhadores qualificados e não estudantes.

Mas o motivo deste tópico e o mais importante de minha ida ao evento foi que lá pudemos falar com alguém do Consulado do Québec, que dividia o stand com funcionários da Aliança Francesa, onde tinha um cartaz mostrando o calendário das palestras oficiais do governo aqui no Rio. O pessoal da comunidade "Quero ir para Québec" estava por lá tb enchendo o "Senhor" canadense de perguntas sobre o processo de imigração. Muito sorridente e atencioso o Senhor em questão disse que nós que mandamos o dossiê em junho provavelmente não faríamos a entrevista este ano e ficaríamos para a rodada de março ou abril do ano que vem. Disse isso um tanto constrangindo, falando que eles estavam fazendo de tudo para chamar o máximo possível de pessoas ainda este ano, mas que só quem enviou até maio é que é certo de fazer a entrevista até dezembro. Tentou nos consolar falando que teríamos mais tempo para estudar o francês e sobre o Québec. O que ele não percebeu foi que suas palavras nos deixou mais aliviados, pois ainda não nos sentimos preparados para fazer a entrevista daqui há 2 ou 3 meses, apesar disso adiar mais o nosso plano de partida... Ele perguntou onde nós estudamos francês para a imigração, então respondemos que fazemos aulas com professor particular, naquele momento achei que ele iria indicar o curso da aliança francesa, mas não, ele falou que aula particular é muuito bom, tentando gesticular o máximo possível para enfatizar esta afirmação. rs rs rs.

Agora estamos nós aqui, continuaremos a estudar o francês e aguardaremos com tranquilidade a entrevista para o ano que vem, que eu epero que seja em março e não em abril.
Nunca pensei que eu poderia ser tão paciente. rs rs rs.


Bisous mes amis!
Por Gi

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Palestra Oficial do Governo na PUC-Rio

Setembro animado com dois eventos importantes: EduCanadá e Palestra oficial. Pois é, já está disponível o calendário e local para a palestra oficial do governo de Québec aqui no Rio de Janeiro. Êba!

Conteúdo do e-mail que divulga as palestras:

Bureau d'Immigration du Québec à Sao Paulo

QUEBEC, TERRA DE OPORTUNIDADES

"Situada na região nordeste da América do Norte, a Província de Quebec, parte francesa do Canadá, possui 7,5 milhões de habitantes. A província é famosa por sua qualidade de vida e por oferecer inúmeras vantagens aos imigrantes, em particular: oportunidades de emprego na sua área de formação, alta renda per capita, uma sociedade segura, programa de saúde gratuito e um sistema de educação moderno. Quebec é um local privilegiado para viver. Através de um processo ágil e transparente, é possível imigrar para Quebec com um Visto de Residência Permanente que permite morar e trabalhar legalmente no país sendo que, após três anos de residência no Canadá, é possível solicitar a cidadania canadense. O perfil buscado é brasileiro jovem (idealmente até 35 anos), com diploma (técnico, tecnólogo ou universitário), experiência profissional, disposto a aprender francês.Quebec tem uma política de incentivo à imigração que visa suprir o carente mercado interno de mão-de-obra e assim garantir seu crescimento econômico. Nos próximos anos, mais de 250 mil novos postos de trabalho serão abertos, dos quais 70 mil em Montreal. Quebec tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Canadá e uma economia diversificada, destacando-se os setores de T.I., telecomunicações, biotecnologia, meio ambiente, serviços e recursos naturais.A província busca imigrantes brasileiros que estejam interessados em crescer com o Quebec. Hoje, Quebec conta com cerca de 2.5 mil brasileiros, principalmente na região da Grande Montreal.
Não estamos oferecendo emprego. Os profissionais que imigram paraQuebec têm a responsabilidade de encontrar seu próprio trabalho e para tanto, contam com o apoio do Governo de Quebec."

Para participar, inscreva-se no dia de sua preferência e somente uma vez, diretamente no site:


Allons-y!